terça-feira, 21 de julho de 2015

Crianças devem aprender desde cedo as tarefas domésticas


Imagem: Divulgação
 
As tarefas domésticas não devem ser apenas responsabilidade do pai e da mãe. Os filhos devem também contribuir para a organização do lar e aprender algumas das tarefas domésticas mais básicas.
Segundo Sarah Aguirre, especialista de lar, são seis as tarefas que as crianças devem aprender e fazer, como conta o site About.
 
1. Tratar da roupa: à exceção de passar, as crianças podem e devem saber tratar da própria roupa o quanto antes. Aos dois anos, por exemplo, podem aprender a dobrar algumas peças; a partir dos oito, diz Agurrie, devem saber programar a máquina da roupa para quando os pais chegarem a mesma já esteja lavada. Quanto a estender, qualquer idade é indicada para fazê-lo, mas se o varal estiver no alto, o ideal é dedicarem-se às peças íntimas, colocadas em varais com prendedores.
 
2. Lavar a louça: em um período em que primam mais máquinas nas cozinhas, o ato de lavar louça acaba por ser um dos menos comuns. Contudo, seja para lavar à mão ou para colocar na máquina, a tarefa de lavar os pratos pode ficar a cargo da criança quando esta já tiver sete ou oito anos. No primeiro momento, os talheres não devem ser incluídos, assim como peças pesadas.
Imagem: Divulgação
 
3. Arrumar a cama: assim que entram na escola, as crianças devem ser habituadas a arrumar a cama antes de sair de casa. Nas primeiras vezes, devem contar com a ajuda dos pais e os lençóis com elásticos nas pontas podem ser a melhor opção para os mais novos.
4. Varrer: a partir dos sete anos as crianças são completamente capazes de pegar numa vassoura e varrer pequenas partes da casa. A zona de refeições, por exemplo, pode ser um dos primeiros locais para aprender. Quanto ao ato de aspirar, este deve ser feito sob o olhar atento dos pais, uma vez que é necessário mexer em tomadas para ligar o equipamento.
5. Lavar o chão: assim que são capazes de varrer o chão e apanhar objetos, as crianças devem ser ensinadas a passar um pano úmido no chão. A partir dos dez anos, diz Sarah Aguirre, elas já são capazes de fazer o ato sem a supervisão de um adulto.
 
6. Arrumar: esta é, talvez, a tarefa doméstica mais difícil de incutir, mas a que melhores hábitos trará. Ensinar as crianças a arrumar é algo que os pais devem fazer assim que os filhos são capazes de tirar um brinquedo de um cesto ou de encontrarem o que desejam. Colocar caixas e cestos no quarto ajuda nesta tarefa.
 
Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.
Fonte: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...